Utilização regular

 


Entendemos por Utilização regular do GeoGebra a utilização sistemática deste ambiente de geometria dinâmica ao longo do ano letivo. Neste tipo de utilização os alunos realizam e exploram construções geométricas feitas por si próprios. Distingue-se da utilização esporádica, ou pontual, em que o GeoGebra é utilizado apenas para a resolução de algumas tarefas em momentos isolados ou num segmento bem definido do currículo.

 

Na nossa experiência de acompanhamento de diversas utilizações do GeoGebra só identificámos a utilização regular no 1.º ciclo. No entanto, alguns professores do 2.º ciclo tem com os seus alunos práticas de utilização que poderão vir a aproximar-se de uma utilização regular nos temas da Geometria.

 

 

Um referencial orientador da utilização regular do GeoGebra

 

Construímos um referencial com oito componentes que orientam uma prática de utilização regular do GeoGebra no 1º ciclo do ensino básico:

1. Utilização sistemática do GGB, em momentos fixos da semana, e sem ligação exclusiva a nenhum tema do currículo.

2. Valorização dos conhecimentos dos alunos e da sua capacidade de partilha e desenvolvimento em grupo turma.

3. Utilização de guiões de exploração das ferramentas GGB como ponto de partida e como elemento de aprendizagem fundamental.

4. Valorização das intervenções das crianças para definir o percurso de ensino.

5. Valorização do papel do professor e das questões que coloca aos alunos e da dinamização de discussões.

6. Construção de percursos de aprendizagem — sequenciação aberta de tarefas.

7. Perspetiva aberta e flexível do currículo com forte orientação de estabelecimento de conexões internas.

8. Associação de papel e lápis e de recursos manipuláveis físicos na exploração das tarefas.

Este referencial foi construído numa fase já bastante avançada da utilização do GeoGebra com uma turma do 1.º ciclo no segundo ano letivo desta experiência. Foi obtido a partir da análise de descrições de aplicação de tarefas ao longo de um período de tempo alargado. O referencial evidencia a flexibilidade de abordagem dos conteúdos curriculares, o papel das conexões matemáticas internas e a visualização.

Alguns dos princípios que constituem este referencial são extensivos ao trabalho curricular da professora que iniciou esta experiência, não sendo por isso apenas inerentes à utilização da geometria dinâmica.





Para saber mais

Loureiro, C., Pereira, G., & Dias, S. (2022). Utilização Regular do Geogebra nos Primeiros Anos do Ensino Básico. Interacções, 18(62), 97–121. https://doi.org/10.25755/int.27278

https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1464

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