GGB e o Currículo

 

As Aprendizagens Essenciais preconizam explicitamente o recurso a ambientes de geometria dinâmica. Apresentamos as ideias e alguns excertos do documento.

 

1.º Ciclo

 

Neste ciclo é preconizado que “as ferramentas tecnológicas devem ser consideradas como recursos incontornáveis e potentes para o ensino e a aprendizagem da Matemática (1.º ciclo, p. 6). Explicitamente no que respeita ao tema da Geometria e Medida é afirmado que:

“No 1.º Ciclo, importa que os alunos iniciem o desenvolvimento do raciocínio espacial, com ênfase na visualização e na orientação e espacial, essenciais para a compreensão do espaço em que se movem, tendo acesso a diversas experiências físicas (itinerários, vistas, plantas) e/ou com recurso a materiais que sustentem a construção das suas perceções espaciais, em especial com recurso a tecnologia.” (1.º ciclo, p. 11).

 

De forma mais explícita, para os 3.º e 4.º anos são apontadas sugestões ligadas a conteúdos de aprendizagem.

“Proporcionar o uso de um ambiente de geometria dinâmica (AGD) [Exemplo: Geogebra] para explorar, a pares, a reflexão e a rotação de figuras planas.” (3.º ano, p. 43)

“Usar ambientes de geometria dinâmica (AGD)  [Exemplo: Geogebra] para observar e manipular retas paralelas e perpendiculares em várias direções do plano.” (4.º ano, p. 42)

“Promover a utilização de AGD [Exemplo: Geogebra] para a construção de circunferências e evidenciar a diferença entre círculo e circunferência”. (4º ano, p. 43)

 

2.º Ciclo

 

Neste ciclo e relativamente ao tema Geometria e Medida é apontado que “a realização de experiências com recurso a ambientes de geometria dinâmica, como o Geogebra, favorece a compreensão das propriedades e relações.” (2.º ciclo, p. 10)  

                                                                     

De forma explicita, no 5.º ano são vários os conteúdos de geometria plana em que se preconiza o recurso a um ambiente de geometria dinâmica para fazer construções, estimular a identificação de relações existentes entre elementos de um objeto geométrico, apoiar a discussão em turma. (5.º ano, p. 39-41)

No 6.º ano, mantêm-se este tipo de orientação relativamente aos conteúdos da geometria plana. Desta orientação destacamos o ênfase para a análise de rosáceas. (6.º ano, p. 33-36)

 

 

Comentário

 

De acordo com as experiências do Aproximações, as orientações para o 1.º ciclo vão claramente no sentido de uma utilização esporádica do GeoGebra. No que respeita ao 2.º ciclo, mantêm-se essa orientação, embora se possa estabelecer uma tendência para caminhar no sentido da utilização regular no que respeita ao segmento da geometria plana.

 

 

Referências

 

Canavarro, A.P., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M. J., Correia, P., Marques, P., & Espadeiro, R.G. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME-DGE. https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematica


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