Entendemos por Utilização esporádica do GeoGebra a utilização pontual para a resolução de tarefas matemáticas. Distingue-se da utilização regular ou sistemática deste ambiente de geometria dinâmica.
Identificámos três tipos de utilização esporádica:
• Utilização para a resolução de tarefas isoladas de Geometria, em que os alunos realizam e exploram construções geométricas feitas por si próprios.
• Utilização pontual pelos alunos para a resolução de tarefas isoladas, recorrendo a construções previamente construídas por outrem e partilhadas ou acessíveis aos alunos.
• Utilização pontual pelo professor para demonstração de relações ou ideias geométricas.
Na nossa experiência de acompanhamento de diversas utilizações do GeoGebra identificámos a utilização esporádica tanto no 1.º ciclo como no 2.º ciclo. Em alguns casos, a utilização esporádica no 2.º ciclo pode evoluir e aproximar-se de uma utilização regular nos temas da Geometria.
Ao longo do nosso trabalho colaborativo os exemplos de utilização esporádica que temos recolhido têm sido sempre os alunos a usar o GeoGebra.
As construções previamente construídas que podem ser usadas para a resolução de tarefas são recursos que integram um conjunto muito vasto de materiais, de livre acesso, organizados por temas matemáticos. O acesso é através de:
https://www.geogebra.org/materials
Alguns destes recursos acessíveis no site do GeoGebra são manipuláveis virtuais. Nesta página deste blogue apresentamos o nosso entendimento sobre esse tipo de recursos.
https://www.geogebra.org/m/hafbksm6
Sem comentários:
Enviar um comentário