Utilização esporádica

 


Entendemos por Utilização esporádica do GeoGebra a utilização pontual para a resolução de tarefas matemáticas. Distingue-se da utilização regular ou sistemática deste ambiente de geometria dinâmica.

 

Identificámos três tipos de utilização esporádica:

 

• Utilização para a resolução de tarefas isoladas de Geometria, em que os alunos realizam e exploram construções geométricas feitas por si próprios.

 

• Utilização pontual pelos alunos para a resolução de tarefas isoladas, recorrendo a construções previamente construídas por outrem e partilhadas ou acessíveis aos alunos.

 

• Utilização pontual pelo professor para demonstração de relações ou ideias geométricas.

 

 

Na nossa experiência de acompanhamento de diversas utilizações do GeoGebra identificámos a utilização esporádica tanto no 1.º ciclo como no 2.º ciclo. Em alguns casos, a utilização esporádica no 2.º ciclo pode evoluir e aproximar-se de uma utilização regular nos temas da Geometria.

 

Ao longo do nosso trabalho colaborativo os exemplos de utilização esporádica que temos recolhido têm sido sempre os alunos a usar o GeoGebra.

 

As construções previamente construídas que podem ser usadas para a resolução de tarefas são recursos que integram um conjunto muito vasto de materiais, de livre acesso, organizados por temas matemáticos. O acesso é através de:

 

https://www.geogebra.org/materials

 

 

Alguns destes recursos acessíveis no site do GeoGebra são manipuláveis virtuais. Nesta página deste blogue apresentamos o nosso entendimento sobre esse tipo de recursos.

 


https://www.geogebra.org/m/hafbksm6

 

Sem comentários:

Enviar um comentário