A utilização do GeoGebra pode assumir perspetivas muito diversas, desde uma utilização baseada em construções originais feitas pelos alunos, até à exploração de construções já feitas pelos professores ou outras disponíveis nos materiais do site GeoGebra. No âmbito do projeto “Aproximações à utilização do GGB nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico”, temos vindo a estudar diversos tipos de experiências de utilização integradas no currículo e da responsabilidade dos professores titulares da turma.
Um tipo de utilização do GGB que descrevemos enquadra-se na categoria de recurso a Manipuláveis Virtuais. Entendemos como manipulável virtual uma representação visual interativa de um objeto matemático dinâmico, potenciada tecnologicamente, incluindo todas as possibilidades programáveis que permitem a sua manipulação, que apresenta possibilidades para construção de conhecimento matemático, (Moyer-Packenham et Bolyard, 2016, p. 13).
Manipuláveis virtuais do GeoGebra prontos a usar
Alguns dos manipuláveis virtuais que temos utilizado estão acessíveis no site GeoGebra. Estes recursos integram um conjunto muito vasto de materiais, de livre acesso, organizados por temas matemáticos. O acesso é através de:
https://www.geogebra.org/materials
A maior parte das experiências que temos realizado têm tido como recurso manipuláveis virtuais que representam sólidos geométricos. As tarefas construídas exploram propriedades destes objetos tridimensionais e relações entre os seus elementos. Um outro tipo de exploração também experimentado foca-se nas relações 3D-2D possíveis de estabelecer entre elementos dos objetos tridimensionais. O estudo de relações de medida ligadas a sólidos também já foi objeto de algumas tarefas.
Sugerimos a exploração de um manipulável GGB que ainda não usámos com alunos:
https://www.geogebra.org/m/mRYqR8AP
Manipuláveis virtuais do GGB concebidos pelos professores
Nas experiências que temos realizado também tem havido lugar para o recurso a manipuláveis virtuais do GeoGebra construídos pelo professor. Neste caso são construções geométricas dinâmicas construídas com objetivos de aprendizagem específicos. A sua divulgação será feita em ligação com a exploração realizada.
Manipuláveis virtuais e manipuláveis físicos
É importante destacar que a utilização de manipuláveis virtuais deve ser objeto de reflexão didática a vários níveis tendo sempre em consideração algumas ideias:
— A existência de recursos manipuláveis físicos cuja utilização deve continuar a ser uma realidade.
— A existência de recursos manipuláveis digitais de natureza muito diversa, em muitas casos totalmente distinta do GeoGebra, e cuja acessibilidade e utilização tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos.
— A possibilidade de associar o recurso a manipuláveis físicos e a manipuláveis digitais, sejam ou não de raiz GeoGebra.
Esta temática vai ganhando dimensão e irá desenvolver-se bastante no futuro próximo. É importante dar-lhe atenção.
Referências
Moyer-Packenham, P. S., & Bolyard, J. J. (2016). Revisiting the definition of a virtual manipulative. In P. S. Moyer-Packenham (Ed.), International Perspectives on teaching and Learning Mathematics with Virtual Manipulatives, Mathematics Education in the Digital Era, 3–21.
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