[007] Conhecer e discutir sobre a reflexão como transformação geométrica



Este episódio recorre a uma tarefa extremamente simples mas muito poderosa no que respeita à exploração intuitiva das propriedades da reflexão como transformação geométrica. As variações explorados no ambiente dinâmico, a partir do recurso a seletores com valores de medição associados, contribuíram para que as conclusões tiradas pelos alunos fossem sustentadas nas relações métricas.

 

A tarefa

 

Esta tarefa explora a reflexão de figuras planas tendo por base um manipulável virtual em GeoGebra construído especialmente com o objetivo de explorar as propriedades da reflexão. Com esta ferramenta, os alunos podem analisar os efeitos da reflexão na posição, forma e tamanho da mesma figura. A figura usada, o Minion, tem o polegar da mão direita esticado, para que não seja simétrico. Assim permite grande visibilidade à orientação da figura e facilidade na comparação com a imagem obtida.

 

Algumas reflexões

 

Este episódio permitiu evidenciar aspetos interessantes de aprendizagem no que respeita à visualização, comunicação e participação dos alunos na discussão coletiva para regulação das conjeturas elaboradas e estabelecimento das propriedades da reflexão. 

 

Este episódio foi analisado com outros dois — [004 -Pirâmides] e [005 - Prismas] — para aprofundamento do estudo da interlocução em momentos coletivos (texto em referência).

 

 

Para saber mais


Loureiro, C., Morais, D., Guerreiro, H. G., Moreira, H., Figueiredo, P., Fernandes, S., & Brito, S. (2023). Contributos e desafios da geometria dinâmica em momentos em interlocução. Escola Moderna, N.º 11, 6.ª série, 105-115.


Sem comentários:

Enviar um comentário